segunda-feira, 12 de março de 2012

10 Dicas para um Cinegrafista Freelancer




Cinegrafista  Freelancer  é  o  profissional  que  tem  registro  no  MTB  e  pode  atuar de maneira independente. Muitos cinegrafistas no exterior seguem esse caminho porque é mais rentável do que permanecer em uma emissora de TV. O freelancer pode ser contratado para matérias avulsas ou ganhar por job, ou seja, por trabalho fechado. Mas ele só será chamado se tiver um bom trabalho, uma rede de contatos e muitas vezes seu próprio equipamento.

O freelancer precisa então “vender” a sua pauta. Ou seja, ele é quem irá oferecer a matéria para a produtora ou emissora de TV e não o contrário. Em geral, o preço é fechado antes da captação, com o cinegrafista recebendo orientações sobre o que é essencial gravar, quem ouvir e como será conduzida a matéria.


10 DICAS PARA O CINEGRAFISTA FREELANCER

1. Se você está começando, provavelmente, não conhece o editor-chefe ou o responsável pela compra das imagens. Portanto, seu primeiro contato será com os produtores da pauta.

2. Não seja insistente, o produtor sabe que matéria interessa ao programa. Se houver recusa,procure verificar que tipo de assunto eles consideram relevante.

3. Em geral, as emissoras afiliadas cobrem uma extensão muito grande e não possuem equipes suficientes para produzir em todas as cidades. Se a emissora estiver distante mais de 100km de sua cidade, esta pode ser uma ótima oportunidade.

4. Uma boa pauta é sempre baseada em pesquisa. Verifique dados, pense em entrevistados, avalie que “especialista” deve ser ouvido. Em uma matéria sobre chuvas, por exemplo, você pode ouvir o meteorologista, a pessoa que planta e depende do clima e um representante do sindicato rural que vai dar números sobre o prejuízo causado pelas águas.

5. Para oferecer uma pauta você precisa dominar todas as etapas: produzir, gravar e editar (texto e vídeo). Se o material for para um telejornal, provavelmente você precisará dominar também o envio de imagens pela internet.

6. Se o material for factual, você gravará e enviará no mesmo dia. Portanto, atenção especial ao nome das pessoas, cargo e o que elas representam na matéria. Uma boa matéria depende de dados corretos e idôneos.

7. Ainda no caso de telejornais, anote o telefone das pessoas que forem entrevistadas. Muitas vezes o deadline é apertado, por isso, enquanto você envia as matérias, o produtor que está na redação pode ligar para o entrevistado e verificar as informações.

8. Dica de cinegrafista com anos de estrada: antes de sair verifique se está levando bateria, fita ou card, tripé, microfone, bloco de anotações e caneta.

9. Ser freelancer é uma maneira de melhorar seu portfólio, afinal, é mais fácil mostrar uma matéria que entrou no ar do que um amontoado de imagens e sonoras.

10. Ser frelancer também é uma oportunidade de criar sua rede de contatos e ser indicado para um freelancer maior, de semanas ou meses.
Como a maioria que entrou em contato possui equipamento, estou considerando que o freelancer vai começar com câmera própria. Agora, dependendo do valor que a emissora está disposta a pagar, é possível também alugar a câmera e oferecer a pauta.

Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário